Pesquisas
Pesquisas concluídas e em andamento
Tese de Doutorado em Andamento:
Diogenes Galdino Morais Silva. Investigações sobre o Conceito de Autenticidade a partir do ideal de Educação Humana. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Orientador: Dr. Roberto Akira Goto.
Dissertações de Mestrado concluídas:
Diogenes Galdino Morais Silva. A Procura da Criança: sentimento e educação negativa em J-J.Rousseau.. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Adriana Mattar Maamari.
Juliana Carla Fleiria Pimenta. A Proposta Curricular de Filosofia para o Ensino Médio no Estado de São Paulo: um diálogo a partir da Teoria Crítica da Sociedade.. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar) - Universidade Estadual Paulista - Campus Araraquara.
Marcio da Silva. A influência das Disposições Culturais no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes no Ensino Superior (ENADE). 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, . Orientador: Adriana Mattar Maamari.
Rosane Kloh Biesdorf. A Arte nos Contextos Histórico-Filosófico e do ensino no Brasil: uma abordagem a partir de aspectos teóricos e das distintas visões da comunidade escolar.. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Adriana Mattar Maamari.
Dissertações de Mestrado em Andamento:
Marcos Rodrigo Domenici. O Ensino de Filosofia e o ideário fascista nos contextos brasileiro e italiano: as Reformas Gentile, Capanema e a teoria de Gramsci.. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar) - Universidade Federal de São Carlos. (Orientador).
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
Ronaldo Martins Gomes. A Formação do Cidadão Crítico nas Salas de Educação de Jovens e Adultos - EJA: algumas contribuições da disciplina de Filosofia. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em EJA (CEEJA)) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Adriana Mattar Maamari.
Suzane de França Ribeiro. A teoria tripartide de Montesquieu e a Constituição Brasileira de 1988. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Adriana Mattar Maamari.
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Eduardo Leonel Cardoso. Noções de liberdade e percetibilidade em Jean-Jacques Rousseau. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Adriana Mattar Maamari.
Mariana Eliza Fonseca Moraes. O Homem para Rousseau no Segundo Discurso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Adriana Mattar Maamari.
Juliana Campos. O Papel da Natureza na Formação Humana Presente na Obra. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Adriana Mattar Maamari.
Marisa Domingues Subtil de Almeida. A Paidéia em Epicuro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Adriana Mattar Maamari.
Ítalo Leandro da Silva. A Educação Pública como Atividade Essencial para a Conservação do Governo Legítimo e Popular e como Resolução para o Paradoxo da Associação através da Tranformação do Egoísmo em Patriotismo, segundo o artigo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Adriana Mattar Maamari.
Marisa de Cassia Domingues Lima. A Paidéia de Epicuro. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Adriana Mattar Maamari.
Aparecido Teles de Matos. A Fundamentação Filosófica da Didática de Comenius. 2003. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Adriana Mattar Maamari.
Iniciação científica
Pedro Garcez e Silva. O contratualismo político em Rousseau. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos. Orientador: Adriana Mattar Maamari.
Antonio Carlos Mometti. Aspectos epistemológicos da filosofia cartesiana. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Graduação em Física) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana Mattar Maamari.
Maria Cecília Andrade da Silva. Liberdade e perfectibilidade em J.J. Rousseau. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana Mattar Maamari.
Eduardo Leonel Cardoso. Noções de liberdade e perfectibilidade em Jean-Jacques Rousseau. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Adriana Mattar Maamari.
Gisele Juliane Braun. O Romance Filosófico: o caso de JJ.Rousseau.. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Adriana Mattar Maamari.
Eduardo Leonel da Silva. O Estado republicano e democrático em Rousseau. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Adriana Mattar Maamari.
Ítalo Leandro da Silva. A construção da cidadania a partir do ideário rousseuísta. 2004. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Adriana Mattar Maamari.
Orientações de outra natureza
Vanessa Chacon Verdini. Filosofia na Educação Básica. 2013. Orientação de outra natureza. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Adriana Mattar Maamari.
Arthur Dias de Souza. Filosofia na Educação Básica. 2013. Orientação de outra natureza. (Filosofia - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Adriana Mattar Maamari.
Marina Venturi Rassi. Filosofia na Educação Básica. 2011. Orientação de outra natureza. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Adriana Mattar Maamari.
Elisa Costa Fernandes. Filosofia na Educação Básica. 2011. Orientação de outra natureza. (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Adriana Mattar Maamari.
Edilene de Souza Leite. Filonline. 2004. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Adriana Mattar Maamari.
Edilene de Souza Leite. Monitoria à disciplina de Lógica I para o curso de Filosofia. 2003. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Adriana Mattar Maamari.