Simpósio Internacional

I Simpósio Internacional "Filosofar, Aprender e Ensinar: desafios e possibilidades. UFSCar.
  • Quando 14/10/2014 08h00 até 16/10/2014 23h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
  • Onde UFSCar, Teatro Florestan Fernandes
  • Nome do contato
  • Telefone do contato 0551633518664
  • Participantes Temas e Conferencistas Convidados « Opinion versus Instruction Publiques » à l´époque de la Révolution Française Professeur Bertrand Binoche - UFR de Philosophie - Université Paris I - Panthéon - Sorbonne - France La escritura de si mismo como un modo de filosofar con importantes raíces no occidente: tradictión y actualidad Profa. Andrea Diaz Genis - Faculdad de Humanidades y C. de la Educatión - Universidad de la República, Uruguay O Retorno da Filosofia nas Escolas e a Formação de Professores Profa. Maria Beatriz Luce - Secretária da Educação Básica Ministério da Educação SEB - MEC A Cidadania, a República e a Escola como Problemas Filosóficos Instrução Pública versus Educação Nacional: diferentes conceitos Profa. Adriana Mattar Maamari - Lenf - DME - UFSCar Lógica, Filosofia da Linguagem, Ontologia e seu Ensino Prof. Desidério Murcho - Filosofia - UFOP Metodologia do Ensino de Filosofia Profa. Leoni Henning - UEL - Londrina - PR A Importância dos Clássicos no Ensino de Filosofia Prof. Roberto Bolzani Filho - Filosofia - USP - SP Didática do Ensino de Filosofia Profa. Paula de Oliveira Ramos - Unesp - Araraquara - SP O Movimento de Retorno da Filosofia nas Escolas: significação, orientação e alcance Prof. Emmanuel Appel - Filosofia - UFPR - Curitiba - PR Filosofia da Ciência, Epistemologia e o seu Ensino - Filosofia - USP Prof. Caetano Ernesto Plastino - Filosofia - USP Literatura: a importância de ler os clássicos Prof. Roberto Akira Goto - Educação - Unicamp - SP Ética e Filosofia Política no Contexto Escolar: alcances, finalidades e pressupostos deste ensino Prof. Milton Meira Nascimento - Filosofia - USP - SP O Conceito de Obra de Arte como um Problema Filosófico da Contemporaneidade Prof. Celso Fernando Favaretto - Educação - USP - SP O Retorno das Disciplinas de Filosofia e Sociologia: um histórico de lutas Prof. Lejeune Mirhan - Sociólogo, Escritor, Arabista Filosofia e outros Saberes Prof. Juvenal Savian - Filosofia - Unifesp - SP Educação Republicana Prof. Tiago Andeson Brutti - Unicruz - Cruz Alta - RS 1ª. Mostra de trabalhos dos Estudantes de Pós-Graduação em Ensino de Filosofia - UFSCar Os estudantes de Pós-Graduação em Ensino de Filosofia da UFSCar realizarão a 1ª. Mostra dos trabalhos de seus trabalhos durante o Simpósio na forma de Oficinas, Pôsteres e Comunicações. COORDENAÇÃO GERAL Profa. Adriana Mattar Maamari - LENFI DME UFSCAR GRUPO DE PESQUISA CNPq: Aspectos Éticos, Políticos, Estéticos e Epistemológicos das Teorias e Práticas Escolares ou Educacionais
  • Web Visite o site externo
  • Adicionar evento ao calendário iCal

Universidade Federal de São Carlos
Lenfi - Laboratório de Ensino de Filosofia e Formação de Professores Local: UFSCar , auditórios 1, 2 e 3 da Biblioteca Comunitária (BCo), Teatro Florestan Fernandes e Anfiteatro Bento Prado Jr.

Dias 14, 15 e 16 de outubro de 2014 - das 9:00 às 22:00

Temas e Conferencistas Convidados

« Opinion versus Instruction Publiques » à l´époque de la Révolution Française

  Professeur Bertrand Binoche - UFR de Philosophie - Université Paris I - Panthéon - Sorbonne - France 

La escritura de si mismo como un modo de filosofar con importantes raíces no occidente: tradictión y actualidad

     Profa. Andrea Diaz Genis - Faculdad de Humanidades y C. de la Educatión - Universidad de la República, Uruguay

O Retorno da Filosofia nas Escolas e a Formação de Professores

     Profa. Maria Beatriz Luce -  Secretária da Educação Básica Ministério da Educação SEB - MEC

A Cidadania, a República e a Escola como Problemas Filosóficos 

Instrução Pública versus Educação Nacional: diferentes conceitos

     Profa. Adriana Mattar Maamari - Lenf - DME - UFSCar 

Lógica, Filosofia da Linguagem, Ontologia e seu Ensino

    Prof. Desidério Murcho - Filosofia - UFOP

Metodologia do Ensino de Filosofia

     Profa. Leoni Henning - UEL - Londrina - PR 

A Importância dos Clássicos no Ensino de Filosofia

     Prof. Roberto Bolzani Filho - Filosofia - USP - SP

Didática do Ensino de Filosofia      

     Profa. Paula de Oliveira Ramos - Unesp - Araraquara - SP

O Movimento de Retorno da Filosofia nas Escolas: significação, orientação e alcance

     Prof. Emmanuel Appel - Filosofia - UFPR - Curitiba - PR 

Filosofia da Ciência, Epistemologia e o seu Ensino - Filosofia - USP

     Prof. Caetano Ernesto Plastino - Filosofia - USP

Literatura: a importância de ler os clássicos

     Prof. Roberto Akira Goto - Educação - Unicamp - SP

Ética e Filosofia Política no Contexto Escolar: alcances, finalidades e pressupostos deste ensino

     Prof. Milton Meira Nascimento - Filosofia - USP - SP

O Conceito de Obra de Arte como um Problema Filosófico da Contemporaneidade

     Prof. Celso Fernando Favaretto - Educação - USP - SP 

O Retorno das Disciplinas de Filosofia e Sociologia: um histórico de lutas 

     Prof. Lejeune Mirhan - Sociólogo, Escritor, Arabista

Filosofia e outros Saberes

     Prof. Juvenal Savian - Filosofia - Unifesp - SP

Educação Republicana 

     Prof. Tiago Andeson Brutti - Unicruz - Cruz Alta - RS

1ª. Mostra de trabalhos dos Estudantes de Pós-Graduação em Ensino de Filosofia - UFSCar

Os estudantes de Pós-Graduação em Ensino de Filosofia da UFSCar realizarão a 1ª. Mostra dos trabalhos de seus trabalhos durante o Simpósio na forma de Oficinas, Pôsteres e Comunicações. 

COORDENAÇÃO GERAL 

Profa. Adriana Mattar Maamari - LENFI DME UFSCAR
GRUPO DE PESQUISA CNPq: Aspectos Éticos, Políticos, Estéticos 
e Epistemológicos das Teorias e Práticas Escolares ou Educacionais

c