Simpósio Internacional
- https://www.portalensinofilosofia.ufscar.br/pt-br/events/simposio-internacional-filosofar-aprender-e-ensinar
- Simpósio Internacional
- 2014-10-14T08:00:00-03:00
- 2014-10-16T23:00:00-03:00
- I Simpósio Internacional "Filosofar, Aprender e Ensinar: desafios e possibilidades. UFSCar.
- Quando 14/10/2014 08h00 até 16/10/2014 23h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
- Onde UFSCar, Teatro Florestan Fernandes
- Nome do contato Adriana Mattar Maamari
- Telefone do contato 0551633518664
- Participantes Temas e Conferencistas Convidados « Opinion versus Instruction Publiques » à l´époque de la Révolution Française Professeur Bertrand Binoche - UFR de Philosophie - Université Paris I - Panthéon - Sorbonne - France La escritura de si mismo como un modo de filosofar con importantes raíces no occidente: tradictión y actualidad Profa. Andrea Diaz Genis - Faculdad de Humanidades y C. de la Educatión - Universidad de la República, Uruguay O Retorno da Filosofia nas Escolas e a Formação de Professores Profa. Maria Beatriz Luce - Secretária da Educação Básica Ministério da Educação SEB - MEC A Cidadania, a República e a Escola como Problemas Filosóficos Instrução Pública versus Educação Nacional: diferentes conceitos Profa. Adriana Mattar Maamari - Lenf - DME - UFSCar Lógica, Filosofia da Linguagem, Ontologia e seu Ensino Prof. Desidério Murcho - Filosofia - UFOP Metodologia do Ensino de Filosofia Profa. Leoni Henning - UEL - Londrina - PR A Importância dos Clássicos no Ensino de Filosofia Prof. Roberto Bolzani Filho - Filosofia - USP - SP Didática do Ensino de Filosofia Profa. Paula de Oliveira Ramos - Unesp - Araraquara - SP O Movimento de Retorno da Filosofia nas Escolas: significação, orientação e alcance Prof. Emmanuel Appel - Filosofia - UFPR - Curitiba - PR Filosofia da Ciência, Epistemologia e o seu Ensino - Filosofia - USP Prof. Caetano Ernesto Plastino - Filosofia - USP Literatura: a importância de ler os clássicos Prof. Roberto Akira Goto - Educação - Unicamp - SP Ética e Filosofia Política no Contexto Escolar: alcances, finalidades e pressupostos deste ensino Prof. Milton Meira Nascimento - Filosofia - USP - SP O Conceito de Obra de Arte como um Problema Filosófico da Contemporaneidade Prof. Celso Fernando Favaretto - Educação - USP - SP O Retorno das Disciplinas de Filosofia e Sociologia: um histórico de lutas Prof. Lejeune Mirhan - Sociólogo, Escritor, Arabista Filosofia e outros Saberes Prof. Juvenal Savian - Filosofia - Unifesp - SP Educação Republicana Prof. Tiago Andeson Brutti - Unicruz - Cruz Alta - RS 1ª. Mostra de trabalhos dos Estudantes de Pós-Graduação em Ensino de Filosofia - UFSCar Os estudantes de Pós-Graduação em Ensino de Filosofia da UFSCar realizarão a 1ª. Mostra dos trabalhos de seus trabalhos durante o Simpósio na forma de Oficinas, Pôsteres e Comunicações. COORDENAÇÃO GERAL Profa. Adriana Mattar Maamari - LENFI DME UFSCAR GRUPO DE PESQUISA CNPq: Aspectos Éticos, Políticos, Estéticos e Epistemológicos das Teorias e Práticas Escolares ou Educacionais
- Web Visite o site externo
-
Adicionar evento ao calendário
iCal
Universidade Federal de São Carlos
Lenfi - Laboratório de Ensino de Filosofia e Formação de Professores Local: UFSCar , auditórios 1, 2 e 3 da Biblioteca Comunitária (BCo), Teatro Florestan Fernandes e Anfiteatro Bento Prado Jr.
Dias 14, 15 e 16 de outubro de 2014 - das 9:00 às 22:00
Temas e Conferencistas Convidados
« Opinion versus Instruction Publiques » à l´époque de la Révolution Française
Professeur Bertrand Binoche - UFR de Philosophie - Université Paris I - Panthéon - Sorbonne - France
La escritura de si mismo como un modo de filosofar con importantes raíces no occidente: tradictión y actualidad
Profa. Andrea Diaz Genis - Faculdad de Humanidades y C. de la Educatión - Universidad de la República, Uruguay
O Retorno da Filosofia nas Escolas e a Formação de Professores
Profa. Maria Beatriz Luce - Secretária da Educação Básica Ministério da Educação SEB - MEC
A Cidadania, a República e a Escola como Problemas Filosóficos
Instrução Pública versus Educação Nacional: diferentes conceitos
Profa. Adriana Mattar Maamari - Lenf - DME - UFSCar
Lógica, Filosofia da Linguagem, Ontologia e seu Ensino
Prof. Desidério Murcho - Filosofia - UFOP
Metodologia do Ensino de Filosofia
Profa. Leoni Henning - UEL - Londrina - PR
A Importância dos Clássicos no Ensino de Filosofia
Prof. Roberto Bolzani Filho - Filosofia - USP - SP
Didática do Ensino de Filosofia
Profa. Paula de Oliveira Ramos - Unesp - Araraquara - SP
O Movimento de Retorno da Filosofia nas Escolas: significação, orientação e alcance
Prof. Emmanuel Appel - Filosofia - UFPR - Curitiba - PR
Filosofia da Ciência, Epistemologia e o seu Ensino - Filosofia - USP
Prof. Caetano Ernesto Plastino - Filosofia - USP
Literatura: a importância de ler os clássicos
Prof. Roberto Akira Goto - Educação - Unicamp - SP
Ética e Filosofia Política no Contexto Escolar: alcances, finalidades e pressupostos deste ensino
Prof. Milton Meira Nascimento - Filosofia - USP - SP
O Conceito de Obra de Arte como um Problema Filosófico da Contemporaneidade
Prof. Celso Fernando Favaretto - Educação - USP - SP
O Retorno das Disciplinas de Filosofia e Sociologia: um histórico de lutas
Prof. Lejeune Mirhan - Sociólogo, Escritor, Arabista
Filosofia e outros Saberes
Prof. Juvenal Savian - Filosofia - Unifesp - SP
Educação Republicana
Prof. Tiago Andeson Brutti - Unicruz - Cruz Alta - RS
1ª. Mostra de trabalhos dos Estudantes de Pós-Graduação em Ensino de Filosofia - UFSCar
Os estudantes de Pós-Graduação em Ensino de Filosofia da UFSCar realizarão a 1ª. Mostra dos trabalhos de seus trabalhos durante o Simpósio na forma de Oficinas, Pôsteres e Comunicações.
COORDENAÇÃO GERAL
Profa. Adriana Mattar Maamari - LENFI DME UFSCAR
GRUPO DE PESQUISA CNPq: Aspectos Éticos, Políticos, Estéticos
e Epistemológicos das Teorias e Práticas Escolares ou Educacionais
c